segunda-feira, 26 de maio de 2008

Dj e mixação

"OS GRANDES DJ'S ATRAEM HOJE A
ADMI
RAÇÃO DE MILHÕES DE PESSOAS, TOCANDO AS MÚSICAS CERTAS NA HORA CERTA ELE TEM O PODER DE AFETAR O EMOCIONAL DAS PESSOAS. É IMPORTANTE SABER QUE SER UM BOM DJ NÃO É SÓ ESCOLHER ALGUMAS MÚSICAS BOAS, MAS É PRINCIPALMENTE SABER ENTENDER OS SENTIMENTOS DE UM GRUPO E INTERAGIR COM ELE USANDO SUA MÚSICA."

"O que cito aqui é apenas a base matemática que um DJ utiliza para realizar mixagens de músicas. Se você gosta do assunto mas não conhece o mecanismo por trás de uma boa mixagem, esta página será útil para uma primeira introdução. Todas as músicas, sem excessão, são formadas pela mesma estrutura musical. Sim, isso quer dizer que o mais pesado som trance tem a mesma estrutura de um pagode tocado num barzinho de esquina. É uma matemática. E entender essa matemática é fundamental para mixar.

Música eletrônica possui uma vantagem: geralmente elas são compostas de batidas fortes, marcação bem definida. Ouça uma música dance, geralmente ela é sempre "marcada" por uma batida constante, permanente. Quer um exemplo? Clique aqui e ouça. Perceba que, a cada pouco, são adicionados os instrumentos que mais para adiante serão responsáveis por toda a música em si, com a entrada da voz. Se você prestar bastante atenção, verá que estas inclusões são pré-marcadas, ou seja, acontecem em blocos de tempo igual. Não é coincidência, ocorre porque a música é formada por blocos, de forma matemática.

Se você prestar atenção, a música repete sempre em um padrão duplo, ou seja, as batidas ímpares são mais graves e as pares são uma combinação desta batida grave mais uma outra mais aguda, formando uma sequência "tum,tá,tum,tá" que sempre se repete. Cada bloco de "tum+tá" é chamado tempo. Esta é a unidade base que usamos. Daí começam a derivar outras definições: juntando-se 8 tempos, dizemos que possuímos uma "barra", ou seja, contando diretamente as batidas, uma barra é formada por 16 batidas, sendo 8 "tum" e 8 "tá". A cada 4 barras, temos um "compasso", ou seja, 32 tempos ou 64 batidas.

Ouça a música acima pensando desta forma, contando cada "tum+tá" como um tempo. E cada 8 tempos como uma barra. Se você contar certo, verá que os instrumentos, quando adicionados, cairão exatamente no início de uma nova barra. Isso é fundamental: todas as músicas seguem essa idéia. E qual é a missão do DJ? Para mixar uma música, ele deve fazer com que as barras coincidam. Sabendo que todas as músicas tem o mesmo formato estrutural, ao coincidir todas as barras, elas sempre estarão casadas. Na prática, o conceito de compasso é importante pois coincidir as barras geralmente garante uma boa mixagem, mas coincidir os compassos faz com a que mixagem saia mais perfeita sonoralmente.

Mas isso não é tudo. Sabemos que existem músicas mais lentas e mais rápidas. Quanto mais lenta, maior a distância entre cada batida, e vice-versa. O DJ, antes de fazer as barras ou compassos coincidirem, deve ajustar a velocidade das músicas para fazer com que ambas fiquem com a mesma distância sonora entre cada batida. Isso é questão de treino, de ouvido. O ajuste é feito no equipamento através de um controle chamado "pitch". Ajustada a velocidade, o DJ marca um ponto o qual será seu primeiro "som" audível ao dar play. Isto é chamado de "cue". Então, ao dar play, o DJ deve casar as barras, ambas tocarão em paralelo perfeitamente, e o volume de cada canal (de cada música) será controlado pelo "crossfader", que regula a saída de som das duas músicas sendo mixadas.

A mixagem em si é feita desta forma. Porém, outros conceitos existem. O DJ deve estar apto a controlar também a equalização das músicas, os sons graves, médios e agudos. Também deve conhecer muito bem as músicas sendo tocadas. Quanto mais conhecer as músicas, melhor será o resultado pois ele saberá onde estão os instrumentos, os vocais, as "pegadinhas", etc. O DJ deve conhecer a música e saber onde é o que chamamos "break" da música, o ponto mais recomendado para se iniciar a mixagem, geralmente uma parte instrumental que não possui voz. E, da "nova" música, conhecer a "introdução". Estes termos indicam o final da música corrente e o início da nova música a ser mixada. Cada break ou introdução pode ter um tamanho em barras diferentes, por isso o DJ deve saber analisar como lidar com ambas as músicas.

Juntando estas idéias, veja como ficaria uma mixagem clicando aqui. Claro, este texto falou muito sobre a parte teórica. Na prática, embora a essência esteja aqui, são outros quinhentos. Se você gosta do assunto, a base foi apresentada aqui. Agora depende de você tentar entender tudo isso e, quem sabe, aprofundar mais neste estudo."


by Flah


4 comentários:

billy.audio.dinamite disse...

claro que vc pode falar mais...
valeu amigo.
voltarei aqui e indicarei as manos...

Unknown disse...

Muito bom o seu blog meu camarada bem explicativo

Unknown disse...

8x4= 32 bpms = 1 compasso

Adelmo Costa disse...

Muito bacana as suas explicações!