segunda-feira, 23 de junho de 2008

Pensou em mixar...

Querendo mixar suas músicas?
Você acha que no processo de mixagem de uma música, o cara lá chega, pega tua música, coloca num cd, abre um programa qualquer e coloca alguns efeitos sonoros?
Não. Não é assim não. A não ser, que você queira uma música meia-boca.
Primeiro, pra você entender:
cada instrumento é gravado separadamente. Depois de juntar todos os sons, é feito uma pré-música, que pode ser alterada a qualquer momento.
Para se fazer uma boa música, com qualidade próxima a de grandes gravadoras, é necessário de uma mesa (sabe aquela mesa de DJ? é uma mesa parecida com aquela, só que é muito maior) e ter também, um bom software.
Quando você for na gravadora para fazer uma mixagem de sua música, pergunte antes ao técnico se o estúdio de gravação tem condições de fazer uma música para ser tema de um filme de Hollywood, em Surround 5.1 como é usado nas salas de exibição de todo o mundo , ou e Dolby Surrond Pro Logic como é o padrão de muitos equipamentos de Home Theater.
Você pode ter uma alta qualidade em mixagem de música no Brasil?
Claro. Mas a que preço?
Para que suas músicas realmente sejam de alta qualidade, o estúdio onde você levou suas músicas devem ter softwares realmente profissionais.
A maioria dos estúdios brasileiros não tem a flexibilidade que o Samplitude 2496 tem; mas também, de que adianta ter um Samplitude 2496 sem saber utilizá-lo?
Não é vantajoso. Muito pelo contrário, o técnico não sabendo utilizar este software, vai acabar ou estragando sua música, ou ele vai fazer uma música meia-boca ou ele simplesmente vai pegar o seu dinheiro e não vai nem lhe devolver o cd que você quiz mixar.
Um outro aviso, antes de pagar pela mixagem, é aconselhável que você veja o resultado antes.
De que adianta pagar uma música que o técnico diz ter a mesma qualidade do Timbaland e você receber uma música com mixagem inferior a bandar de garagem, e olha que muitas bandas de garagem tem sua mixagens muito boas.
Pense. Pesquise. Entre num acordo e só após isso, feche contrato.
Flah